Junta de Freguesia da Lomba de São Pedro Junta de Freguesia da Lomba de São Pedro

História

A freguesia da Lomba de São Pedro confronta com o mar e com as freguesias de Fenais da Ajuda (concelho da Ribeira Grande), Furnas (concelho de Povoação) e Salga (concelho de Nordeste).

A sua toponímia deve-se à sua configuração geográfica, situada no dorso ou lomba de uma encosta entre duas ravinas, e ao nome do seu santo padroeiro, São Pedro.

Lomba de São Pedro era um antigo lugar pertencente aos Fenais d’Ajuda, sendo elevado à categoria de freguesia em 1980. A freguesia da Lomba de São Pedro é a localidade mais distante e menos populosa do concelho da Ribeira Grade.

A sua fundação perde-se na bruma do tempo, até mesmo Gaspar Frutuoso, no segundo volume das “Saudades da Terra”, não lhe faz nenhuma referência.

A igreja paroquial desta freguesia tem como orago São Pedro, tendo sido construída no século XIX sobre uma ermida da mesma evocação, mandada construir pela família do dr. José Maria.

© 2024 Junta de Freguesia da Lomba de São Pedro. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia